terça-feira, 14 de junho de 2011

Quem não se comunica, se…

blog comunicaçãoSe comunicar bem é mais do que saber falar bem, ou mal. Seus gestos, suas expressões faciais (suas caretas) sua entonação de voz, são poderosas e sutis formas de comunicação. Usamos comunicadores alternativos, como gestos e olhares o tempo todo, até sem sentir, o que é muito perigoso as vezes. Esta opinião pode variar, mas devemos utilizar mais de 50% da nossa comunicação de forma não verbal.

blog talking-headsOs nossos hábitos de comunicação são formados ao longo de nossa vida e de nossa experiência. Podemos passar mensagens involuntárias e desconhecidas por nós, por que elas se tornaram um hábito de nosso comportamento inconsciente, eu falo uma coisa e você entende outra, por esta razão é bom ficar de olho no que você faz e diz e rever seu “jeito” de se comunicar com frequência.

Quando nos comunicamos, passamos e recebemos mensagens. Isto acontece o tempo todo, a cada segundo de seu dia. Entre você e sua família, seus empregados, seus clientes. Portanto, se você se conhece bem e entende seu jeito de se comunicar, pode além de evitar muitos problemas, ser mais eficiente e claro nas suas mensagens.

blog obama-404_683031c1Olha só que interessante, quando sorrimos, comunicamos calor, receptividade e vontade de se comunicar. Quando estamos muito ocupados e não desejamos ser interrompidos, não sorrimos. A mensagem é bem clara, “Não fale comigo”. Infelizmente esta imagem fica marcada pra sempre quando é o primeiro contato entre você e a outra pessoa e aí não tem mais jeito, lembra da expressão “a primeira impressão é a que fica”, já ouviu isso?

Quem trabalha com o público deve ter um cuidado todo especial com este negócio de primeira impressão. Um belo sorriso é bom para sua auto estima e comunica uma atitude positiva e anfitriã para seus clientes e colegas. As vezes deixamos de sorrir quando vamos resolver problemas “dos outros”, lembre-se que você marcará mais do que a solução do problema, então mesmo que estiver com cólicas atrozes ou uma dor de cabeça de rachar, SORRIA!

blog 600--12_MHG_pais_lula_dilma434556Não sorrir, franzir a testa, cerrar a boca em uma expressão séria, passa uma mensagem de que você é uma pessoa infeliz. Se você estiver conversando com alguém desta forma, passará uma mensagem negativa imediatamente. Como gestor, manter os ouvidos abertos é importante, mas se você passar uma impressão negativa a quem lhe procura espontaneamente terá passado a mensagem a estas pessoas que elas não são bem-vindas.

blog eye-to-eyeOlho no olho, nunca esqueça disso, quando estiver em contato com alguém, olhe firme nos seus olhos, isso demonstra que você está totalmente ligado no que a pessoa esta lhe falando. Desviar o olhar ou ocupar-se de outras coisas enquanto conversa com alguém denota falta de atenção e de respeito. Deixar de encarar quem está a sua frente pode passar uma mensagem de falta de interesse e de sinceridade.

Mãos fechadas e braços cruzados comunicam atitude negativa e resistente, esta atitude paternalista frustra quem está falando. Quem fala e ouve com os braços abertos demonstra receptividade e sinceridade.

blog bomdiaporque_mau_humor_mal_humorado_bad_mood_angryA postura geral comunica muito sobre qualquer pessoas em todos os momentos, não apenas quando falamos com alguém. Estar sempre bem ereto, com a cabeça erguida é tido como uma pessoa alerta e confiante.

Tratar alguém como se ele fosse invisível é o pior comportamento de todos, ignorar as pessoas como se elas não existissem é imperdoável. Trate todo mundo bem, tenha sempre atenção e um sorrisão engatilhado ao receber qualquer pessoa, cliente, presidente ou faxineiro. Lembre-se do principio cristão número um, todos são iguais perante Deus!

blog Beautiful-SmileSorria e seja feliz para que quem vive em seu entorno também sorria e faça os outros felizes.